top of page

PETMEC-CG apresenta trabalhos em evento internacional


O PETMEC-CG, mais uma vez, marcou presença nos eventos acadêmicos da área. Dessa vez, os petianos Emerson da Trindade e Álvaro Barbosa e o tutor do grupo, Prof. Raimundo Nonato, participaram do 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering (COBEM) realizado dos dias 03 à 08 de dezembro de 2017 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná

(PUCPR), na cidade de Curitiba, Paraná.

PETMEC-CG presente no COBEM 2017.

O COBEM é um evento abrangente, que reúne estudantes, engenheiros e cientistas de diversos campos que contribuem com os avanços em Engenharia Mecânica e campos relacionados. As pessoas de todo o mundo participam deste congresso para discutir questões importantes como sustentabilidade, novas abordagens de fabricação, ciências térmicas e fluidas, modelagem numérica, entre outras matérias importantes.

Frutos das Iniciações Científicas desenvolvidas no PETMEC-CG, os trabalhos publicados por Emerson da Trindade e Álvaro Barbosa, com coautorias, também, do Prof. Raimundo Nonato e do ex-petiano Luan Duarte, foram aceitos pela Comissão Científica do evento e apresentados durante a seção de pôster para os participantes.

Nosso petiano Emerson da Trindade.

Emerson apresentou o trabalho intitulado "Numerical and experimental study of pressure loss at the intake manifold of a Formula-SAE vehicle" que tratou sobre uma análise numérica e experimental da perda de pressão gerada pelo sistema de admissão do veículo de competição da equipe SCUDERIA UFCG, mensurando o impacto sobre a eficiência volumétrica e consumo de combustível. Os regulamentos da competição Fórmula-SAE faz exigências de restritores de vazão a serem instalados no sistema de admissão, reduzindo a massa de ar admitida na câmara de combustão e afetando o comportamento do motor devido ao aumento da perda de carga.

Nosso petiano Álvaro Barbosa.

Álvaro apresentou o trabalho sobre o tema "Numerical and experimental analysis for performance improvement of an admission restrictor for a Formula-SAE vehicle" cujo objetivo desta pesquisa foi a otimização da geometria de um restritor do tipo venturi a fim de permitir o máximo fluxo de ar para o motor do veículo da equipe. Foram levados em consideração dados meteorológicos de três cidades onde o veículo foi projetado para competir: Campina Grande (Paraíba/Brasil), Piracicaba (São Paulo/Brasil) e Brooklyn (Michigan/EUA). Através de análise numérica em ambiente CFD com comprovação experimental foi desenvolvida uma geometria capaz de suprir as necessidades mínimas do motor.

Como um evento de âmbito internacional, a língua oficial do COBEM é o inglês. Sendo assim, todas as apresentações do evento tiveram de ser feitas nesse idioma. Graças à dedicação constante que o PETMEC-CG tem na formação dos estudantes de graduação do curso e também dos membros do grupo para adquirir fluência suficiente na língua inglesa, foi possível redigir e apresentar os artigos científicos neste idioma fundamental.

Os trabalhos publicados pelo Grupo PET de Engenharia Mecânica da UFCG foram apoiados pela equipe F-SAE Scudeira UFCG e pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UFCG. Finalmente, os autores agradecem à SESU/MEC pelo apoio financeiro sob a forma de bolsas e financiamentos para as pesquisas de Iniciação Científica e demais atividades realizadas pelo PETMEC-CG e ao Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UFCG pelo apoio financeiro para o pagamento das inscrições neste evento.

Últimas...
Arquivo PETMEC-CG
Outros canais ;)
  • Facebook Basic Square
bottom of page