top of page

II Semana de Engenharia Mecânica

A II Semana de Engenharia Mecânica - SEMEC'2016 foi realizada no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, onde ocorreram palestras, mesa redonda e workshops com temáticas inerentes a formação em Engenharia Mecânica e a graduação em Engenharia Mecânica da UFCG. Como atividades complementares, minicursos foram realizados ao longo do evento em horário alternativo a realização das palestras abordando temas não vistos ao longo da graduação e solicitados pelos alunos. Por fim, visitas técnicas a indústrias do Distrito Industrial de Campina Grande completaram o quadro de atividades a serem realizadas durante a SEMEC'2016.

A SEMEC'2016 contou com as seguintes palestras:

"Formação do Engenheiro" - Prof. Dr. João Telésforo N. de Medeiros (UFRN)

"Engenharia de Competição" - Eng. Paulo Fafaiol (JP3 MOTOR SPORT)

"Eletrônica, Controle e Automação na Engenharia Mecânica" - Prof. Dr. Antonio Marcus Nogueira Lima (UAEE UFCG)

"Engenharia na Indústria Bélica" - Prof. Dr. Wanderley Ferreira A. Junior (UAEM UFCG)

"Oportunidade de Estágio" - Palestrante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)

"Aprendizado na graduação e exercício profissional da engenharia" - Eng. Francivaldo Lemos (IVECO)

"Três anos de PETMEC-CG: Experiências, reflexões e resultados." - Felipe Silva (PETMEC-CG)

"Experiência Internacional e Formação em Engenharia" - Emerson da Trindade, Ubirajara Ramos, Eduardo Viana, Maycon James e Wagner Bezerra (egressos do Ciências sem Fronteira)

Os minicursos oferecidos foram:

"Introdução à Aerodinâmica" - Prof. Dr. Raimundo Nonato Calazans Duarte (UAEM UFCG)

"Termodinâmica de Motores" - Prof. Dr. Celso Rosendo Bezerra Filho (UAEM UFCG)

"Mecânica da Fratura" - Prof. Dr. Marco Antônio dos Santos (UAEM UFCG)

"Introdução à Aeroelasticidade" - Prof. Dr. Roberto Annes da Silva (ITA SP)

Por fim, o evento ofereceu visitas técnicas para as seguintes empresas da cidade: Laboremus, Fergel, J Anselmo, Borborema energética, Metalouça e Senai.

A formação de um engenheiro com visão inovadora é de fundamental importância para a qualificação tecnológica nacional, sobretudo para que a sociedade disponha de profissionais com capacidade de pensar e solucionar os diversos problemas contemporâneos na área da Engenharia Mecânica. Assim, é de fundamental importância proporcionar oportunidades e atividades de extensão que estimulem o corpo discente universitário a ampliar sua formação e entrar em contato com os problemas e a realidade do mundo do trabalho. Apesar dos percalços e limitações, a SEMEC’2016 cumpriu esse papel com bastante êxito. Assim como na edição de 2013, vale destacar o esforço, o compromisso e a participação coletiva dos Petianos para sua organização e realização. Em 2018, o Grupo se esforçará para que tenhamos mais um evento semelhante, a III SEMEC, no sentido de elevar o conceito de nossa instituição e de nosso curso.

Últimas...
Arquivo PETMEC-CG
Outros canais ;)
  • Facebook Basic Square
bottom of page