II Semana de Engenharia Mecânica
A II Semana de Engenharia Mecânica - SEMEC'2016 foi realizada no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, onde ocorreram palestras, mesa redonda e workshops com temáticas inerentes a formação em Engenharia Mecânica e a graduação em Engenharia Mecânica da UFCG. Como atividades complementares, minicursos foram realizados ao longo do evento em horário alternativo a realização das palestras abordando temas não vistos ao longo da graduação e solicitados pelos alunos. Por fim, visitas técnicas a indústrias do Distrito Industrial de Campina Grande completaram o quadro de atividades a serem realizadas durante a SEMEC'2016.
A SEMEC'2016 contou com as seguintes palestras:
"Formação do Engenheiro" - Prof. Dr. João Telésforo N. de Medeiros (UFRN)
"Engenharia de Competição" - Eng. Paulo Fafaiol (JP3 MOTOR SPORT)
"Eletrônica, Controle e Automação na Engenharia Mecânica" - Prof. Dr. Antonio Marcus Nogueira Lima (UAEE UFCG)
"Engenharia na Indústria Bélica" - Prof. Dr. Wanderley Ferreira A. Junior (UAEM UFCG)
"Oportunidade de Estágio" - Palestrante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)
"Aprendizado na graduação e exercício profissional da engenharia" - Eng. Francivaldo Lemos (IVECO)
"Três anos de PETMEC-CG: Experiências, reflexões e resultados." - Felipe Silva (PETMEC-CG)
"Experiência Internacional e Formação em Engenharia" - Emerson da Trindade, Ubirajara Ramos, Eduardo Viana, Maycon James e Wagner Bezerra (egressos do Ciências sem Fronteira)
Os minicursos oferecidos foram:
"Introdução à Aerodinâmica" - Prof. Dr. Raimundo Nonato Calazans Duarte (UAEM UFCG)
"Termodinâmica de Motores" - Prof. Dr. Celso Rosendo Bezerra Filho (UAEM UFCG)
"Mecânica da Fratura" - Prof. Dr. Marco Antônio dos Santos (UAEM UFCG)
"Introdução à Aeroelasticidade" - Prof. Dr. Roberto Annes da Silva (ITA SP)
Por fim, o evento ofereceu visitas técnicas para as seguintes empresas da cidade: Laboremus, Fergel, J Anselmo, Borborema energética, Metalouça e Senai.
A formação de um engenheiro com visão inovadora é de fundamental importância para a qualificação tecnológica nacional, sobretudo para que a sociedade disponha de profissionais com capacidade de pensar e solucionar os diversos problemas contemporâneos na área da Engenharia Mecânica. Assim, é de fundamental importância proporcionar oportunidades e atividades de extensão que estimulem o corpo discente universitário a ampliar sua formação e entrar em contato com os problemas e a realidade do mundo do trabalho. Apesar dos percalços e limitações, a SEMEC’2016 cumpriu esse papel com bastante êxito. Assim como na edição de 2013, vale destacar o esforço, o compromisso e a participação coletiva dos Petianos para sua organização e realização. Em 2018, o Grupo se esforçará para que tenhamos mais um evento semelhante, a III SEMEC, no sentido de elevar o conceito de nossa instituição e de nosso curso.