Atividades de Extensão
Semana de Capacitação Interna (SeCapI)
Descrição: A Semana de Capacitação Interna (SeCapI) surgiu a partir da necessidade de qualificar os membros do
PETMEC-CG para realização das atividades propostas pelo Grupo. O objetivo da SeCapI é ofertar palestras, apresentações científicas, mesa redonda, visitas técnicas, momentos de interação com outros grupos PET e cursos de curta duração abordando temas gerais da Engenharia Mecânica. Os temas abordados ao longo da SeCapI envolvem áreas que necessitam ser complementadas ou introduzidas para uma maior abrangência de conhecimentos, aumentando o seu aproveitamento na graduação, desenvolvimento profissional dos participantes e principalmente a excelência na execução das atividades de ensino, pesquisa, extensão, gerenciamentos de grupos e organização de eventos. Atividades estas, que são comuns no nosso grupo.
Edições: Datas: Petianos responsáveis:
I 10 a 14 de agosto de 2015 Luan Antônio Pereira Duarte Correia
II 25 a 27 de outubro de 2016 Emerson da Trindade Marcelino
Cursos Básicos de Mecânica
Descrição: Atividade promovida para levar o conhecimento e manutenção sobre máquinas e equipamentos utilizados no dia-a-dia para às associações de moradores e às escolas de ensino médio do município de Campina Grande-PB. Com isso mostramos mostramos à comunidade que o campo de atuação da Engenharia Mecânica não está restrita apenas à área automotiva.
Duração da atividade: novembro de 2014 a fevereiro de 2015
Petiano responsável: Geraldo Rodrigues da Silva
I Censo de Egressos do curso de Engenharia Mecânica
Descrição: Elaboração e aplicação de questionários para os egressos do curso de Engenharia Mecânica da UFCG, para a elaboração de um levantamento estatístico que auxilie na avaliação do curso e das oportunidades de carreira dos engenheiros recém-formados da UFCG.
Duração: maio a julho de 2013 e janeiro a setembro de 2014
Petiano responsável: Joseph Bruno Rodrigues Almeida
I Desafio Tecnológico das Engenharias (I DETEC)
Descrição: Grupos de estudantes das áreas de engenharias, ciências exatas e tecnológicas orientados por professores propuseram soluções para um problema específico estabelecido pelos responsáveis pelo evento, atendendo aas demandas locais. A repercussão social, a redução de custos, a melhoria do desempenho comparado com as soluções existentes, a inclusão de setores da população socialmente e economicamente mais vulneráveis, a nacionalização da tecnologia de máquinas e equipamentos importados e a criatividade foram alguns dos elementos utilizados para o julgamento e classificação das soluções apresentadas. O tema proposto para o I DETEC foi: Fontes alternativas de energia.
Duração: novembro de 2014
Petianos responsáveis: Ana Karen Moreira Leite e Gustavo Pamplona
Elaboração e construção de um kit didático de cavitação
Descrição: Elaboração, fabricação e construção de uma bancada para realização ensaios de cavitação com um objetivo didático para facilitar o ensino da disciplina de Mecânica dos Fluidos.
Duração: agosto a novembro de 2014
Petiano responsável: Joseph Bruno Rodrigues Almeida e Filipe Leal Fernandes de Morais
Workshop de Energia, Sustentabilidade e Inovação
Descrição: Encontro para promover palestras e debates sobre as possibilidades energéticas para o futuro do Brasil e do mundo. Este evento ocorreu com a participação de professores da UFCG, UNICAMP (Professor Seabra) e da UFRN (Professor Gláucio) e o IBAMA.
Duração: novembro de 2014
Petiano responsável: Luan Nunes Brasiliano
Divulgação do curso de Engenharia Mecânica em escolas de ensino médio
Descrição: Visando orientar os estudantes que estão prestes a prestar o vestibular sobre os diversos temas de importância para as suas futuras vidas acadêmicas, temos como objetivo realizar palestras de duração média de uma hora e trinta minutos por escola, abordando os seguintes temas: Apresentação da UFCG, seus campi, e cursos oferecidos; Apresentação do campus de Campina Grande e seus departamentos; Como ingressar na UFCG; Aspectos gerais do curso de Engenharia; Importância de disciplinas como matemática, física e química; Duração do curso; Dicas de como se sair bem; Conversa motivacional; Apesentação e qualidades do curso de Engenharia Mecânica da UFCG; Principais disciplinas; Áreas de atuação do Engenheiro Mecânico; Remuneração de um Engenheiro Mecânico por região do país; Projetos estudantis ligados à SAE-BRASIL. As escolas visitadas em Campina Grande no ano de 2014 foram: Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo (POLIVALENTE), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hortêncio de Souza Ribeiro (PREMEM), Colégio Alfredo Dantas (CAD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), Colégio Motiva, Colégio Imaculada Conceição (CIC-DAMAS), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral. Em Pernambuco, no município de Porção, foi visitada a Escola Comendador Manoel Caetano de Brito.
Duração: Petiano responsável:
Setembro a dezembro de 2013 Claudio Tessaro
Maio a setembro de 2014 Luan Antônio Pereira Duarte Correia
Semana de Engenharia Mecânica (SEMEC)
Descrição: Trata-se de um evento que objetivou promover o intercâmbio de informações e experiências, refletir sobre problemas e identificar metar futuras para as atividades da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica. Visou também oportunizar momentos de formação e aprofundamento de conhecimentos, sobretudo para os graduandos de Engenharia Mecânica. Foram realizadas atividades para reflexão e formação dos estudantes, tais como palestras, mesas redondas, worshops e minicursos e momentos de caráter motivacional, a exemplo das visitas técnicas e de duas palestras com este objetivo específico.
Edição: Duração: Petiano responsável:
I Outubro de 2013 Todos os petianos do grupo, sob a liderança da petiana Kátia Vitória Oliveira Tupiná da Silva
II 14 a 18 de março de 2016 Todos os petianos do grupo, sob a liderança dos petianos Vinicius Da Silva Almeida e Caio Vinicius Da Costa
Proposta do I Desafio de Engenharia Mecânica
Descrição: Neste evento, grupos de estudantes orientados por professores da UFCG proporão soluções para um problema específico estabelecido pelos responsáveis pelo evento, atendendo a demandas locais, regionais ou nacionais onde a repercussão social, a redução de custos, a melhoria de desmpenho em relação às soluções existentes, a inclusão de setores da população socialmente e economicamente vulneráveis, a nacionalização de máquinas e equipamentos importados, a inovação tecnológica e a criatividade serão alguns dos elementos utilizados para julgamento e classificação das soluções apresentadas.
Duração: outubro a dezembro de 2013
Petianos responsáveis: Gustavo Pamplona